VINGADORES 2 - A ERA DE ULTRON (ANÁLISE)

Filmes | Por Lucas Fowl | Em 26/04/2015

Vingadores 2 - A Era de Ultron, lançado nos cinemas brasileiros no dia 23, carrega consigo o encontro dos mais épicos Super Heróis da Marvel na luta contra o maligno Ultron, uma máquina criada para fazer o bem, mas que na acaba partindo para o lado negro da força! Um filme que à principio não me chamava muita atenção, mas que acabou me surpreendendo. No texto a seguir, uma análise completa sobre ele. (NÃO SE PREOCUPE, O CONTEÚDO COM SPOILER ESTÁ BEM VISÍVEL PARA QUE VOCÊ NÃO LEIA)


VINGADORES 2 - A ERA DE ULTRON (ANÁLISE)

Cavaleiros e Cavaleiras, hoje falarei sobre o filme blockbuster do momento, com direito a todos os super heróis pops da Marvel que apareceram em todos os filmes lançados nos últimos tempos, em uma história que já vimos nos quadrinhos, mas que adaptada para o cinema ficou maravilhosamente bem - Mesmo sem a presença do Homem Formiga, que nos quadrinhos é o verdadeiro criador de Ultron, ou do Homem Aranha, que à essa altura já deveria estar fazendo um ponta nos Vingadores -, sinceramente eu esperava bem menos do filme e no final acabou me surpreendendo.

Ouso em dizer que Vingadores 2 - A Era de Ultron é o segundo melhor filme de toda a série Marvel lançada até agora - pelo menos para mim - uma vez que, a "série" de filmes Marvel já está bem grandinha (dois do Hulk - levando em consideração que o de 2003 é MUITO ruim -, três do Homem de Ferro, dois do Thor, dois do Capitão America, o primeiro Vingadores e um Guardiões da Galáxia) e a cada inimigo que enfrentam, ficam mais próximos do todo poderoso Thanos, o 'Final Boss' mais tenebroso da Marvel, e cá entre nós, este filme deixa ainda mais transparente a proximidade da chegada dele. 

A Marvel mastigou tudo tão bonitinho que mais uma vez, não é preciso entender de quadrinhos ou de super heróis para gostar do filme, e para aqueles que entendem, só resta dar saltos de alegria ao perceber os ganchos e referencias - Stan Lee já não é novidade, mas colocar Wakanda fez alguns nerds no cinema darem alguns pulinhos de felicidade. De qualquer forma, vamos ao que interessa:

Tudo começa com uma batalha contra a Hidra (que na verdade é a S.h.i.e.l.d., como já vimos em Capitão America 2), alguns bunkers atiram no Gavião Arqueiro e por incrível que pareça, um puta canhão gigantesco acerta de raspão no sortudo, toda a galera tem que intervir para tirar o dele da reta, aquelas conversas paralelas durante as batalhas, Homem de Ferro sendo o Homem de Ferro, engraçadão e cheio de frases de impacto. Mercúrio (Aaron Taylor, não tão bom quanto Evan Peters de X-Men - Dia de um Futuro Esquecido) e a lindinha da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) estão lá, prontos para derrotar os Vingadores (mais porque não curtem o fato do Tony Stark vender mísseis - ó, que drama) e a principio lhes dão uma surra. Então, com toda a tecnologia que o cetro mágico de Loki possui, Tony Stark convence Bruce Banner a criar uma super máquina que será implementada para manter o mundo em paz, chamada Ultron. É claro que a inteligência artificial que o cetro mágico pode criar é tão incrível e poderosa que supera qualquer inteligência artificial criada pelo homem (Jarvis, por exemplo) e decide resolver o problema da 'paz mundial' por ele mesmo. Porém, Ultron acha que a paz do mundo só pode ser concretizada com toda a raça humana sendo eliminada e começando tudo do zero, de preferencia, sem a existência dos Vingadores. A trama é desenrolada nesse montante de perseguições, fugas, algumas derrotas e no final das contas a união dos seus poderes, salvam o dia - cliché? Normal em filmes de super herói. 

Muito boladão

Apesar de cheios de batalhas, o filme dá diversos ganchos para os próximos que virão, e isso fica extremamente visível em seu final. Pessoal, Spoiler aqui em baixo:

SPOILER!

Logo no finalzinho, o Gavião Arqueiro vai para casa cuidar de sua família, Homem de Ferro vai dar um tempo e a responsabilidade de salvar o mundo fica com os Novos Vingadores - é um tapa na cara para te dizer: "Sim, vamos continuar lançando mais super heróis e lançando mais filmes". Isso já não é novidade, sabendo que a Marvel tem projetos para filmes até para o ano 2019, mas o que realmente empolga é: Bruce Banner se esforça o filme todo para não se envolver com ninguém - RECUSAR A SCARLETT JOHANSSON? SÉRIO? - e no finalzinho parte para se isolar, isso me parece ser o magnífico inicio para PLANETA HULK, mas até onde sabemos este arco incrível do gigantão verde não acontecerá. Porque? Contratos: Mark Ruffalo (o ator que interpreta Bruce Banner/Hulk) não apareceria nestes filmes, e ele tem o contrato apenas para 5 filmes, portanto, acreditam que seja desnecessário fazê-lo. 

E claro, a cena pós créditos mostra Thanos apanhando a sua Manopla do Infinito e dando um largo sorrisinho maroto, é mais do que o suficiente para você saltar da cadeira e querer dar um grito, um vilão nunca conseguiu deixar tanta gente ansioso para vê-lo entrar em ação logo! 

Até o momento apareceram quatro jóias do infinito (falaremos mais sobre ela em um post especial), portanto, muita história ainda está para acontecer até as outras duas que ainda aparecerão para nos tirar o fôlego com tantas explosões e inimigos voando para lá e para cá. 

FIM DO SPOILER

O que esperar dos filmes da Marvel? Mais ingressos comprados em salas lotadas de pessoas com camisa de super heróis, mais bonequinhos sendo vendidos, mais 'vazamentos' com informações precisas para nos deixar empolgados. A previsão é que ainda neste ano seja lançado Homem-Formiga (chegou tarde amigão, Ultron já foi criado) que contará a história de ninguém mais, ninguém menos que Hank Pym - pode parecer que o Homem Formiga seja um personagem meio idiota, mas não. Para quem o conhece dos Quadrinhos sabe que a sua participação no universo Marvel é indispensável -, no comecinho do ano que vem o tão esperado e comentado filme do Deadpool, no meio do ano de 2016, X-Men Apocalypse (e de apocalipse nós entendemos muito bem, estaremos lá na pré-estréia para contar história) e Doutor Estranho. A lista avança até 2019 e não para de crescer, vamos ir atualizando vocês, nobres cavaleiros a cada novidade que vir surgindo. 

Por hoje é só, não deixe de convidar os seus amigos, familiares e amores para ir assistir os Vingadores no cinema, compartilha o texto com a galera que ainda não assistiu e com a galera que já viu o filme para que também respondam as seguintes perguntas: 

Qual foi a sua opinião sobre o filme? Ruim? Bom? Ótimo? Macarena? 

Também acha que seria bom ver o Hulk em outros planetas dando uma surra em alguns alienígenas? 

Qual foi a cena que mais te cativou no filme? Para mim com certeza foi a porrada entre o Homem de Ferro e o Hulk.

E por ultimo: Empolgado para ver o filme do Homem Formiga ainda este ano? 

Comente, compartilhe, dê o seu joinha, fikdik. 

A treta mais épica da semana!