MORRE CHRISTOPHER LEE, O ETERNO SARUMAN, DRÁCULA E CONDE DOOKAN

Filmes | Por Alberto Filho | Em 12/06/2015

O Lendário ator Christopher Lee morreu neste domingo, dia 07 de Junho. O ator, com 93 anos, já estava internado havia três semanas em hospital de Londres para tratar sua insuficiência respiratória e cardíaca. Confira aqui, mais informações sobre este lendário ator e nossa homenagem para este ser tão épico.


MORRE CHRISTOPHER LEE, O ETERNO SARUMAN, DRÁCULA E CONDE DOOKAN

Segundo informações do site informativo Telegraph, a esposa de Lee preferiu adiar o anúncio da morte do ator porque queria que seus familiares fossem avisados antes. O ator estava internado no hospital Chelsea e Westminster em Londres, quando acabou morrendo neste domingo (07). Christopher Lee deixa a esposa, Birgit, conhecida como Gitte, com quem era casado desde 1961, e uma filha, Christina.

Desejamos nossas condolências a família e melhoras para que se recuperem rápido. E gostaríamos de deixar claro que não foi só a família que perdeu um ente querido, mas também o mundo que perdeu uma das pessoas mais respeitadas em todo o mundo, simplesmente por ter feito seu trabalho tão majestosamente bem, sendo feliz no que fazia e também fazendo todos no mundo que conhecessem seu trabalho, felizes.


Quem foi Christopher Lee?


Christopher Frank Carandini Lee, nasceu em  27 de maio de 1922 na Inglaterra, o saudoso ator britânico fez sucesso no mundo  do cinema em seus papéis, que na maioria das vezes interpretava como vilão, conhecido mundialmente por sua versatilidade e também longevidade cinematográfica. Lee começou sua carreira em 1940, mas somente em 1941 que se tornou a estrela que hoje é mundialmente reconhecido. De todos os filmes em seu período de atuação destacam-se:



A Maldição de Frankenstein - 1957

Interpretando o monstro Frankenstein e trazendo a cor (o primeiro filme colorido da produtora) e o horror explícito ao gênero, baseada no romance de Mary Shelley, que conta a estória da criatura feita de partes de restos humanos trazida à vida pelo Barão Frankenstein.





O Vampiro da Noite - 1958

Interpretando Conde Drácula, Christopher estrelou em O Vampiro da Noite, o primeiro de uma série de filmes de horror do estúdio inglês Hammer Film Productions, numa revisão moderna do clássico de Bram Stocker. Dirigido por Terence Fisher, o filme recebeu nos Estados Unidos o título de Horror of Dracula, a fim de não gerar infração dos direitos autorais com o filme de 1931, da Tod Browning e estrelado por Bela Lugosi. Christopher ainda interpretou o conde Drácula diversas vezes nas sequências do filme, produzidas pelo estúdio Hammer Film Productions.




A múmia - 1959

Lee desta vez interpreta a múmia Kharis no filme A múmia, mais um filme de terror da produtora britânica Hammer Film Productions. Seguindo a esteira dos sucessos das refilmagens de Drácula e Frankenstein.



Além deste clássicos filmes e suas notórias atuações neles, o ator embarcou em uma série de filmes de diversos gêneros, fazendo o papel (quase sempre) de vilão. Estrelou em filmes como: Gremlins 2: A Nova Geração como Dr. Catheter, Loucademia de Polícia 7 - Missão Moscou como Comandante Alexandrei Nikolaivich Rakov, Caça às Bruxas como Cardeal D'Ambroise, entre outros. Também trabalhou com o diretor Tim Burton nos filmes:  A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça como Burgomestre, o remake de A fantástica fábrica de chocolate como Dr. Wonka e Sombras da noite como Bill Malloy.


Seus trabalhos mais conhecidos

Christopher ficou mundialmente respeitado e amado por suas atuações em duas das franquias mais épicas das histórias do cinema e do mundo: O Senhor dos Anéis e Star Wars.



Em O senhor dos Anéis, interpretou o mago Saruman, o Branco, o antigo líder dos Istari, que sucumbe ao poder do Sauron através da palantír. Após capturar Gandalf, ele cria os Uruk-hai para tentar achar e capturar os membros d'A Sociedade do Anel. Saruman é um dos vários personagens do livro que ilustra a corrupção do poder; seu desejo de conhecimento e de ordem levam a sua queda, e ele rejeita a chance de redenção quando é oferecido. O nome Saruman significa "homem de habilidade". Saruman é representado por uma mão branca.

 Lee era realmente um grande fã dos livros, ele até havia audicionado originalmente para interpretar Gandalf, mas foi considerado mais velho que o personagem. O ator interpretou Saruman no títulos: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (somente versão estendida), O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.



Em Star Wars, Lee interpretou o maléfico Conde Dookan ou para os mais íntimos: Darth Tyranus, foi um grande mestre Jedi e o mentor de Qui-Gon Jinn. No entanto, seus pontos de vista políticos radicais o levaram a aderir aos Sith e ao Lado Negro da Força. Ele se torna aprendiz de Darth Sidious (que era na realidade o Chanceler Palpatine) e adota o nome de Darth Tyranus. Mais tarde, Dooku torna-se um dos líderes da Confederação de Sistemas Independentes, que quer se livrar do jugo da República Galáctica. Além de treinar o General Grievous. Interpretou Conde Dookan/Darth Tyranus nos títulos: Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith.


Atrás dos Holofotes, na frente dos microfones.

Além de atuar epicamente em todos os filmes que fora convidado a estrelar, Christopher Lee mostrou ainda mais sua habilidade e talento fora das telonas e na frente dos microfones, dublou vários filmes e séries como personagens de "A noiva cadáver" (2005), "Alice no país das maravilhas" (2010) e "Star Wars: The Clone Wars" (animação, 2008)



Deixando as dublagens de lado o ator também mandava muito bem no heavy metal com EPs, singles e discos lançados, fez participação como cantor e narrador da banda italiana Rhapsody of Fire no álbum Symphony of Enchanted Lands II - The Dark Secret e The Frozen Tears of Angels, Lee participaria apenas como narrador de algumas passagens do álbum, porém a banda decidiu que ele também poderia participar de uma música junto com eles. O que ocorreu na música "The Magic of the Wizard's Dreams".


Assista ao clipe de The Magic of the Wizard's Dreams:


Lee participou também na regravação do álbum Battle Hymns da banda de heavy metal Manowar.

Em 2012, Lee lançou seu segundo álbum de heavy metal, intitulado Charlemagne: The Omens of Death, com 90 anos de idadeem 2014 lançou seu terceiro, chamado Metal Knight. Além de lançar jingles de natal.


Assista aos Jingles:


Curiosidades

Muita gente conhece o trabalho de Christopher Lee, mas poucos conhecem algumas curiosidades muito peculiares que o ator carregava em sua vida, como:


Operações Especiais Executivas na Segunda Guerra Mundial

"Eu fiz parte do Serviço Aéreo Especial, mas nós somos proibidos – seja no passado, no presente ou no futuro – de falar sobre quaisquer operações específicas. Vamos dizer apenas que eu estava nas Forças Especiais e deixar por isso mesmo", lembrou o ator certa vez.

Lee se alistou no Serviço Aéreo Especial com 17 anos, em 1939. Lutou na Segunda Guerra Mundial por parte dos Operações Especiais Executivas, como um agente secreto (tá aí o porquê atuou como vilão de 007 em 1974). Por conta de suas experiências, ele mostrou como realmente é um som apropriado quando homem é esfaqueado pelas costas para Peter Jackson.

Em 2001, Christopher Lee foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços como ator. Em 2009, foi nomeado Cavaleiro por seus serviços como ator e filantropo.

Em 2011, ao receber um prêmio pelo conjunto da obra no Bafta, considerado o Oscar britânico, declarou que jamais se aposentaria (pelo que vemos, ele cumpriu com a palavra).


Poliglota

Como se não bastasse sua carreira gloriosa, ele ainda possui um arsenal linguístico fluente em 7 línguas distintas.


O único em vários aspectos

O grande Saruman, possui o recorde no Livro Guinness dos Recordes Mundiais de maiores atuações em filmes, ao todo são 200 filmes, 75 atuações em televisões e ainda muitos filmes sem seus devidos créditos, o que provavelmente alavanca suas atuações em aproximadamente 350 filmes.


Também tem o recorde no Livro Guinness dos Recordes Mundiais de mais alto ator atuando em filmes, com a altura de 1,96m.


Mas o fato mais marcante que deixa todos os seus fãs maravilhados em saber, é que Christopher, foi o único ator de O Senhor dos Anéis a conhecer J. R. R. Tolkien. É isso mesmo que você leu, além de ele ser uma das pessoas mais épicas do mundo, ele chegou a conhecer e conversar com mestre Tolkien!


E por todo esse conhecimento, talento, amor pelo trabalho e ter sido uma das pessoas mais fodas a andar no planeta Terra, eis aqui nossa singela homenagem para Christopher Lee, o eterno Saruman e Conde Dookan:



Eaí? Gostou de saber algumas coisas sobre o lendário Christopher Lee, gostou da homenagem? Então Curta e Compartilhe!