25 DE MAIO - DIA DO ORGULHO NERD/GEEK!

Análises | Por Lucas Fowl | Em 25/05/2015

Já chegou o dia 25 de Maio, e hoje explico o porquê da data carregar o fardo de ser o Orgulho Nerd. Mas antes, você sabe quando foi que começou? E onde foi? Confira abaixo.


25 DE MAIO - DIA DO ORGULHO NERD/GEEK!

Cavaleiros e Cavaleiras, Míopes e Não-Míopes, hoje é dia 25 de Maio, e sabe o que isso quer dizer? Que é o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek. Mas, antes de sairmos por aí comemorando e acessando a Steam para afogar as mágoas em algum jogo monótono, que tal entender um pouco sobre essa data?

Já falamos aqui sobre o Dia 4 de Maio - May the Fourth be with you!, também falamos sobre o Dia 09 de Maio - o Dia de Son Goku. A nossa agenda só vai aumentando!


O Dia do Orgulho Nerd é uma coisa velha, começou primeiramente com alguns poucos nerds lá pro ano de 2006, na Espanha e na internet, onde nerds começaram a chamar a atenção da mídia fazendo um PacMan humano com 300 pessoas, em Madri. O povo enlouqueceu, e desde então ser nerd passou a ser uma cultura e não apenas "o cara esquisito que assiste séries". Em 2007 o número aumentou e muito, contaram com ajuda do Circo Price, e a comemoração foi em toda Espanha, Pilar de La Horadada, Cádiz, Huesca, Calaf, Huelva e Valência, houve também uma campanha de Doação de Sangue Nerd e foi aí então que surgiu também os direitos e deveres dos nerds.

Direitos

  1. O direito de ser nerd
  2. O direito de não ter que sair de casa
  3. direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte
  4. O direito de se associar com outros nerds
  5. O direito de ter poucos amigos (ou nenhum)
  6. O direito de ter o tanto de amigos nerds que quiser
  7. O direito de não ter que estar “na moda”
  8. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão
  9. O direito de expressar sua nerdice
  10. O direito de dominar o mundo.

Deveres

  1. Ser nerd, não importa o quê
  2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um
  3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião
  4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que tiver
  5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um “museu da nerdice
  6. Não ser um nerd generalista. Você deve se especializar em algo
  7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estreia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo
  8. Esperar na fila em toda noite de estreia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda
  9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice
  10. Tentar conquistar o mundo.

(fonte)

Em 2008 chegou nos Estados Unidos e pronto, a explosão já havia se concretizado e a data marcada nas agendas de cada nerd desse planetinha. A divulgação foi feita por inúmeros blogueiros da época que compartilharam o lançamento do site GeekPriceDay.org. A grande atração do evento do ano foi o matemático e autor John Derbyshire, um vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogueiro nerd ter anunciado que estaria na Quinta Avenida em Manhattan vestido de número 57, na ala dos números primos - e todo mundo foi procurar o cara.

Em 2009 já era oficial, teve programação especial para o dia 25 de maio no Science Channel para celebrar a data. Eventos simultâneos aconteceram também em Ottawa (por conta do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e centro de pesquisas), em 2010 o dia já estava recebendo eventos do mundo todo.

Mas porque diabos dia 25 de Maio?

Eu explico, jovem Cavaleiro e Cavaleira, e existem três motivos. O primeiro, dia 25 de maio de 1977 foi estréia do filme STAR WARS IV - Uma Nova Esperança, que também coincide com o Glorioso 25 de Maio, de quando a Monarquia de DiscWorld é derrubada por uma República. Não conhece "DiscWorld", é uma série de livros escritas pelo gênio inglês chamado Terry Pratchet, escrevia livros de fantasia medieval inspirados em mitologia hindu e que combinados com a sua ironia e o seu humor se tornou uma das obras primas no mundo nerd e da literatura. A data também é fortalecida com o Dia da Toalha, uma data escolhida pelos fãs de Douglas Adams para celebrar a sua trilogia de cinco livros: O Guia do mochileiro das Galáxias.


Entendeu agora o motivo pelo qual nós, nerds e geeks temos sim motivos para nos orgulhar? Não é uma vergonha conhecer tanto sobre filmes, séries, games, livros, histórias em quadrinhos ou jogar RPG, muito pelo contrário, é o tipo de cultura que vicia e não faz mal, o tipo de conhecimento que vai te acompanhar para o resto da vida, e não te abandona.